DIY Porta Livros de Parede - MEU PROJETO DE FIM DE SEMANA

Há bastante tempo eu queria algum tipo de prateleira que eu pudesse colocar no meu Home Office para por meus livros, que até então ficavam em cima da minha escrivaninha. Pesquisei bastante na internet algumas ideias, porém nenhum material que eu tinha em casa daria para fazer um prateleira da forma que eu queria.

E foi ai que surgiu um vizinho abençoado que jogo no lixo (Descartou na calçada) vários pedaços de ripas (Tiras de madeira) e eu e minha mãe muito criativas decidimos pegar para podermos fazer alguma coisa, pra falar a verdade, iriamos reutilizar as ripas. Os dias foram passando e minha mãe não fez nada com as ripas, já eu tinha muitas ideias traquinando no meu juízo. Mas a que mais me perturbava era a ideia de fazer a minha prateleira de livros. 

DIY Porta Livros de Parede - MEU PROJETO DE FIM DE SEMANA


Na sexta, dia 04 de agosto de 2017, coloquei em um papel o meu projeto arquitetônico, eu já tinha em minha mente exatamente o que eu queria. 

No sábado, 05 de agosto de 2017, acordei cedo e comecei a reunir todo o material que eu precisaria para concluir o meu projeto. Eu estava morta de satisfeita e muito empolgada, e foi ai que eu fui tentar desconectar uma ripa da outra, pois elas estavam entrelaçadas. E na primeira batida do martelo, infelizmente eu acertei o meu dedo, kkkkk Melhor rir do que chorar.  Após acertar o meu dedo com o martelo, resolvi pedir ajudar ao meu esposo. Ele desconectou todas as ripas uma das outras e enfim pude dá inicio ao MEU PROJETO. Eu digo MEU PROJETO porque eu fiz tudo sozinha, meu esposo apenas desconectou as ripas, o resto eu fiz só. Ele só teve 0,001% de trabalho comparado ao trabalho que eu tive.


PARA MAIS DICAS DE CACHOS, SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

ME SIGA TAMBÉM NO INSTAGRAM @KAHCHEAR Instagram

As ripas eram grandes então precisei corta-las do tamanho que eu precisava para fazer uma prateleira proporcional ao tamanho da parede aonde eu iria coloca-la. As medidas que eu precisei foram as seguintes
  • 6 pdç de 35 CM (Na imagem abaixo tem 4, mas depois precisei de mais 2, então foram 6)
  • 4 pdç de 27 CM
  • 2 pdç de 15 CM
Além disso, utilizei também
  • Fita métrica, tachas, martelo e serrote.
  • Lixa para madeira ou para ferro (Uma folha de lixa custa em torno de R$ 2,50).

DIY Porta Livros de Parede - MEU PROJETO DE FIM DE SEMANA

Após serrar todos os pedaço é importante você lixar as extremidades, assim quando você for juntar as peças elas vão se encaixar melhor. Veja na foto abaixo o antes e depois de lixar.

DIY Porta Livros de Parede - MEU PROJETO DE FIM DE SEMANA

Após já ter cortado todas as peças e lixado as extremidades de cada uma, chegou a hora de montar. Confesso que essa foi a parte mais chatinha de todo o projeto, porém foi um grande aprendizado de paciencia. Infelizmente eu não fotografei o esqueleto após montado sem a pintura. Então eu fotografei ele após terminado, ainda sem os livros, para vocês entenderem como eu fiz a montagem e aonde eu usei cada parte cortada. Para montar basta você juntar as peças com as tachas. Após a montagem acabou o trabalho no sábado, eu estava exausta! Parecia que eu tinha trabalhado era de pedreira, rsrs É sério! No dia seguinte prossegui ...

DIY Porta Livros de Parede - MEU PROJETO DE FIM DE SEMANA

No Domingo, 06 de agosto de 2017, após a montagem no dia anterior, eu pintei e instalei a prateleira na parede. Usei a tinta SecaMax da Hidrotintas na cor Azul mar, a tinta custou R$ 4,00 e após a secagem fiz a instalação na parede usando 3 pregos grandes. E enfim, PROJETO TERMINADO!

DIY Porta Livros de Parede - MEU PROJETO DE FIM DE SEMANA

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

  • Você pode passar verniz ou tinta, mas dependendo da sua madeira ela pode acabar sugando muita tinta e você vai precisar passar varias demãos até chegar a um ponto legal da cor. E pode acontecer da tinta não conseguir cobrir totalmente toda a madeira, que foi o meu caso. Acabou ficando a madeira pintada mas com um pegada meio rústica, apesar de tudo eu amei o resultado. 
  • Na hora de colocar na parede eu recomendo que você use parafuso e bucha, assim a sua prateleira vai ficar mais fixa na parede. No meu caso eu usei prego e infelizmente a prateleira ficou um pouco frouxa, em breve terei que trocar para os parafusos.
  • Fiz tudo sozinha porque eu gosto e também porque queria ter a experiência de fazer sozinha, mas se você tiver a oportunidade de ter a ajuda de alguém lhe garanto que será melhor.

Postar um comentário

Instagram

Kahchear. Theme by STS.