Por que não bebo refrigerantes !?

Oi pessoal! O que vocês fazem nos fins de semana? Vai a restaurantes, pizzaria ou pede um fast food em casa? Não vou negar, é muito bom :D Porém, desde que comecei a fazer o curso de Técnico em Nutrição e Dietética o meu pensamento mudou muito em relação a alimentação. E a minha primeira mudança em muitas que já aconteceram e que ainda vão acontecer é que decidi parar de beber refrigerantes.

Quando falo "refrigerantes", estou me referindo a todos os sabores e marcas de refrigerantes, sem exceção. 

Quem não gosta de uma Coca-Cola bem geladinha? E uma Sprite então, huuum... Eu também gosto, só não bebo! Eu já tava ficando viciada em beber uma latinha de Sprite todas as noite. E foi ai que percebi que o refrigerante não me trazia nenhum beneficio, pelo contrario, se eu continuasse bebendo todos os dias uma latinha de refrigerante isso poderia me causar sérios problemas de saúde.

Suco Natural de Acerola
Ai você me pergunta, "Kahena, por que você só não fica bebendo de vez em quando, sem exagero?" Porque quando eu bebia um pouquinho eu tinha vontade de beber sem pará, tipo um alcoólatra. E pra cortar o mal pela raiz, decidi não tomar de jeito nenhum refrigerantes.

Consumidos com moderação, eles não fazem mal à saúde, mas se a quantidade for excessiva, podem causar problemas como cáries e excesso de peso.
                                                                                                                      Fonte: Unimed 
Em vez de refrigerante eu posso beber um copo de suco, sim suco, porém, confesso que ainda bebo sucos industrializados, com certeza será o próximo eliminado, rsrs. Se eu for em algum evento e só tiver refrigerante, por mim não tem problema algum, não faz falta! Conheço pessoas que só conseguem comer se for bebendo algo, por mim tanto faz, consigo comer sem precisar de líquido.


REFRIGERANTES

  • Somente tem pontos negativos.
  • Excesso de açúcar adicionado;
  • Aumenta o risco de obesidade e diabetes tipo 2;
  • Presença de cafeína, corantes e conservantes;
  • Aumentam a excreção de nutrientes como cálcio, magnésio e zinco que são importantes para o organismo;
  • Rico em ácido fosfórico, enfraquece ossos e dentes;
  • Provoca retenção hídrica e compromete o trato gastrointestinal;
  • As versões light, contêm adoçantes artificiais e sódio que não trazem benefícios ao corpo e podem alterar a pressão arterial;
  • Valor nutricional praticamente nulo.

SUCOS INDUSTRIALIZADOS

  • São uma opção melhor que os refrigerantes, porém também possuem malefícios graves o suficiente para qualquer eventual benefício ser considerado neste comparativo.
  • Excesso de açúcar adicionado;
  • Aumenta o risco de obesidade e diabetes tipo 2;
  • Presença de conservantes, corantes, aromatizantes e muitas outras substâncias artificiais;
  • Não substitui a água para hidratação;
  • Reduz ou anula qualquer propriedade das frutas.

SUCOS NATURAIS

  • O suco retirado da fruta traz muitos benefícios à saúde, olha só!
  • Rico em vitaminas, antioxidantes, minerais e fibras, aproveitando praticamente todas as propriedades nutricionais da fruta (dependendo do modo de preparo);
  • Zero conservantes e substâncias desconhecidas;
  • Aroma e coloração natural da fruta;
  • Açúcar natural da fruta (frutose – no caso de não ser acrescentado açúcar no preparo);
  • Elimina toxinas do organismo;
  • Melhora desempenho físico e cardiovascular;
  • Hidrata.



Podemos perceber claramente todos os malefícios que os refrigerantes e sucos industrializados nos trazem, e podemos ver todos benefícios que o suco natural nós proporciona. Avaliando todos os pontos positivos e negativos temos noção do que é melhor para nós. E baseado nisso o suco natural nos traz e nos proporciona um vida mais saudável. 

"Escolhendo o suco natural você pode evitar várias doenças."

Sei o quanto é difícil deixar de consumir um produtos que já estamos acostumados a ingerir, devido a facilidade e muitas vezes pelo baixo custo que o produto é oferecido. Mas temos que optar pelo melhor para a saúde.  Com o tempo você consegui se adaptar e viver melhor.

Esse foi o post de hoje, espero que tenham gostado. Beijos e até o próximo ! <3


Postar um comentário

Instagram

Kahchear. Theme by STS.