Como estudar com mapa conceitual

Oi, gente. Tudo bem? Pra quem não sabe eu estou cursando o 3º semestre de Nutrição e recentemente eu senti a necessidade de ter uma melhor organização na hora de estudar. Procurei na internet vários métodos que me ajudasse e o que mais me interessou foi o método do MAPA CONCEITUAL. Um mapa conceitual é uma ferramenta que permite organizar e representar, graficamente e através de um esquema, o conhecimento. Depois que comecei a fazer os mapas, nas primeiras semanas eu já notei a diferença em relação ao meu aprendizado. Vou explicar um pouco pra vocês como eu faço os meus mapas.
Como estudar com mapa conceitual, mapa conceitual, blog kahchear, kahena kévya, como fazer mapa conceitual, como estudar,como aprender fácil, estudar para faculdade,
Durante a aula eu vou escrevendo os tópicos mais importantes sobre o assunto que está sendo dado pelo professor. Ao chegar em casa eu sempre tiro um horário para estudar aquela aula que tive. E é ai que começa a montagem do mapa conceitual, a partir da aula eu denomino o assunto/tópico principal e depois vou desenvolvendo os sub-tópicos. Além dos tópicos e sub-tópicos, vou colocando também as definições de cada um, se necessário. 
Como estudar com mapa conceitual, mapa conceitual, blog kahchear, kahena kévya, como fazer mapa conceitual, como estudar,como aprender fácil, estudar para faculdade,
Você sabia que já é cientificamente comprovada a influência cerebral das cores no processo de aprendizado, devido a isso procuro sempre usar marcadores de textos de várias cores diferentes, lápis de cor e canetas nas cores preta, azul, rosa e vermelha, assim facilita muito o meu aprendizado. Muitas vezes quando penso em algum assunto que eu já tenha feito o mapa conceitual, imediatamente consigo vê-lo através da minha memoria. Incrível, né?! Dessa forma quando chega o período de provas fica tudo mais fácil, basta revisar os mapas e pronto! 
Como estudar com mapa conceitual, mapa conceitual, blog kahchear, kahena kévya, como fazer mapa conceitual, como estudar,como aprender fácil, estudar para faculdade,
O mapa conceitual visa representar relações entre conceitos através de proposições. Os conceitos aparecem dentro de caixas de texto ou círculos, ao passo que as relações entre eles são representadas por linhas que unem as respectivas caixas ou círculos. As linhas, quanto a elas, apresentam palavras associadas (de ligação) que descrevem qual é a natureza da relação que vincula os conceitos. Posto isto, um mapa conceitual permite resumir os principais conteúdos de um texto. Leia mais: http://conceito.de/mapa-conceitual#ixzz4f6NvS5Ey
Como estudar com mapa conceitual, mapa conceitual, blog kahchear, kahena kévya, como fazer mapa conceitual, como estudar,como aprender fácil, estudar para faculdade,
Eu sempre tenho uma ajudante na hora de fazer meus mapas - AMORA
Além dos mapas conceituais que podem se feitos a mão, também existem softwares que permitem que você elabore mapas conceituais. Um exemplo é o CmapTools, muito fácil de se usar e o melhor de tudo, é grátis. Também uso bastantes postites, que me auxiliam na organização dos meus estudos. 
Como estudar com mapa conceitual, mapa conceitual, blog kahchear, kahena kévya, como fazer mapa conceitual, como estudar,como aprender fácil, estudar para faculdade,
Bom, espero tenham entendido e que eu possa ter ajudado.

Postar um comentário

Instagram

Kahchear. Theme by STS.